Como cuidar da sua cicatriz!

com Nenhum comentário

Ninguém quer ter cicatrizes, mas elas são parte da nossa vida, seja por arranhões, queimaduras e até mesmo incisões cirúrgicas. Na cirurgia plástica existe uma preocupação em mantê-las pouco perceptíveis, mas o bom cuidado por parte do paciente é fundamental.

Antes de tudo, é necessário entender o que elas são. As cicatrizes são formadas como resultado de um mecanismo de defesa do organismo a um trauma resultado entre a epiderme (camada superior da pele) e a derme (camada inferior da pele). Seu desaparecimento está relacionada a vários fatores como a genética, a idade, da localização, e de alguns cuidados durante o processo de cicatrização que são comum à todos e garantem um maior sucesso durante o processo.

1. Evite esforços físicos principalmente na região lesionada, que podem influenciar no processo, faça repouso se recomendado.

2. Limpe a ferida de acordo e freqüência indicada pelo médico e seque levemente sem pressionar.

3. Evite passar a unha para coçar.

4. Não exponha a área ao sol.

5. Adote uma boa alimentação com proteínas e vitaminas, principalmente a C.

Sobre as temidas quelóides, estas são cicatrizações exacerbadas, quando o organismo continua produzindo colágeno mesmo quando deveria parar, mas ela pode ser tratada desde que acompanhado por um especialista.

Se você achar sua cicatriz não ficou legal, existem alguns tratamentos estéticos com laser fracionado, corticóides e cremes a base de vitamina C e acido retinóico que podem auxiliar no processo.

Cuidados com cicatrizes

Deixe uma resposta