Rinoplastia: como é escolhido o formato ideal

com 2 Comentários

Todos que pretendem passar por uma rinoplastia tendem a pensar qual seria o formato ideal e como devem ser escolhidas as dimensões corretas do nariz. Mas alguns pacientes também já chegam aos consultórios com a convicção do formato que deseja, muitas vezes querem que fiquem parecidos com o de celebridades, por exemplo.

A rinoplastia é um dos procedimentos mais comuns na cirurgia plástica, que exige um apurado senso estético e capricho do cirurgião que irá realiza-la. O nariz é o ponto mais elevado da face, o elemento central na simetria do rosto que atrai o olhar do interlocutor em primeiro lugar, considerado o elemento que dá personalidade à face, além de ser um órgão extremamente importante para o sistema respiratório. Por isso, alterações mal executadas podem trazer mais problemas do que soluções, como a desproporção entre as linhas da face, deixando o nariz pequeno ou arrebitado demais. Além de alterações anatômicas que podem causar problemas funcionais e danos respiratórios.

Portanto seu formato tem que ser definido em comum acordo entre o médico e o paciente. A análise facial não é realizada de forma aleatória, inclusive, pode acontecer de um nariz de tamanho proporcional ao rosto dar a impressão de ser maior por conta do tamanho de outros elementos, como o queixo. Por isso, é feito um estudo completo de vários ângulos e retas traçadas dividindo o rosto do próprio paciente em cinco porções iguais para que assim haja a tomada da melhor decisão. As alterações estéticas podem ir desde a correção de um nariz muito grande até uma adaptação de uma ponta desproporcional. Fatores como o comprimento, largura, a relação ao lábio superior, a forma do dorso nasal, a projeção da ponta, a presença de elevações (giba) e se há a ocorrência de desvio de septo são avaliados. O fator racial que define estas características bem como outras, como por exemplo, a textura da pele, que tem grande influencia no resultado da cirurgia, também são levados em conta.

O objetivo é sempre resultar em uma maior harmonização entre o nariz e a face como um todo, de acordo com cada caso e chegar ao resultado mais natural.

Rinoplastia: Formato ideal

2 Respostas

  1. rita
    | Responder

    Boa noite!gostaria de saber em media o preço de uma rinoplastia,sei que terei que ser avaliada mas gostaria de saber a medida vai de …. A … Grata espero resposta.

Deixe uma resposta