Fios de sustentação – Tudo o que você precisa saber!

Com o passar dos anos, começamos a apresentar marcas do envelhecimento no rosto e corpo. A pele perde firmeza e assim aparecem indesejáveis sinais, como flacidez ou “bigode chinês”. Quando isso acontece, são recomendados alguns tratamentos para diminuir o processo de envelhecimento no rosto e corpo, como exemplo os fios de sustentação.

Esse procedimento promove um efeito de lifting e restaura a juventude da pele. É sobre ele que falaremos neste texto, vamos mostrar o que é esse procedimento, como ele é realizado, como é o resultado e qual sua durabilidade. Além disso, mostraremos para quem ele é recomendado.

O que são os fios de sustentação?

Os fios de sustentação são pequenos filamentos inseridos no rosto ou corpo para prevenir e eliminar os sinais de envelhecimento. Eles são feitos para dar sustentação para a pele e podem ser fios absorvíveis ou não absorvíveis.

Os fios não absorvíveis são os fios russos, fios de ouro e os fios búlgaros. Entretanto, são poucas as clínicas que realizam o tratamento com esse material, visto que eles são mais rígidos e suscetíveis de causar resultados indesejados.

Já os fios absorvíveis são os fios de polidioxanona (PDO) ou os fios poliláticos, ambos são absorvidos pelo corpo em aproximadamente um ano após o tratamento. Os fios de polidioxanona tem grande durabilidade e funcionam como um “lifting tardio”, ou seja, demoram mais tempo para apresentar resultados. Os fios poliláticos são feitos de ácido homônimo e possuem resistência maior que o anterior.

Ainda dentro dessa categoria, os fios podem ser lisos (mais simples e superficiais), os espiculados e em cones (que trazem resultados muito mais satisfatórios para o tratamento).

Como o procedimento é realizado?

O tratamento é realizado por um cirurgião em uma clínica médica habilitada. É aplicada anestesia local para que os fios possam ser inseridos com segurança no paciente. Entretanto, o procedimento não causa nenhuma dor, visto que ele é realizado com microcânulas, que causam perfurações tão pequenas que costumam se fechar quase que imediatamente.

Para realização do procedimento efetuado com os fios lisos, se costuma inserir 10 ou mais, porém quando são utilizados os fios espiculados são colocados entre 4 e 8 filamentos no rosto da paciente.

Agora que vimos o que é esse procedimento e como ele é realizado, veremos quais são os cuidados pós-tratamento, que garantirão a eficiência do tratamento e a saúde do paciente.

Cuidados pós- procedimento

Em qualquer procedimento estético é preciso ter cuidados pós-tratamento, até mesmo com os fios de sustentação. Após ser realizada, a colocação dos fios pode causar pequenos inchaços e vermelhidão na pele. Todos esses efeitos desaparecem cerca de 48 horas depois, entretanto, o recomendável é realizar compressas geladas na região para acelerar a recuperação da pele.

Como o procedimento interfere diretamente na firmeza da pele, é recomendável também que não sejam realizadas massagens e não fazer movimentos excessivos na região ou pressionar.

Por isso, o recomendado é evitar limpezas de pele, cirurgias dentárias e evitar a prática de esportes de muito contato. Além disso, é recomendável dormir com o rosto para cima aproximadamente 5 dias após o tratamento e evitar movimentos excessivos (como fumar, ou usar canudos).

Por fim, é preciso manter os cuidados básicos com a pele após o tratamento, como o uso de protetor solar de FPS 30 no mínimo e o consumo diário de água, assim sua pele se manterá saudável para receber positivamente o tratamento.

Resultados e durabilidade

Depois de entender como funciona todo o procedimento, desde a sua aplicação como os cuidados pós-tratamento, veremos agora quais são os resultados esperados.

Como já explicado, esse tratamento tem como objetivo garantir a rigidez e rejuvenescimento da pele. Por isso, os resultados podem variar de acordo com os tipos de fios utilizados.

Para os fios absorvíveis lisos, o resultado esperado é apenas a produção de colágeno, sem que o efeito de lifting causado pelos outros fios.

Agora para os fios espiculados e em cones o resultado é mais satisfatório, a causa disso é que ambos promovem efeito de lifting imediatamente após a aplicação, ou seja, ambos fazem com que a pele tenha um aspecto mais firme e jovem assim que o tratamento é realizado.

Além disso, os fios absorvíveis são compostos por ácido polilático, substancia responsável por estimular a atividade dos fibroblastos, células produtoras de colágeno. Sendo assim, os efeitos promovem a melhora progressiva na firmeza e na elasticidade da pele. Dessa forma, é possível notar os resultados ideais do procedimento em até 60 dias. Por fim, a pele continua a produzir colágeno por até 6 meses depois do tratamento, o que garante o seu resultado duradouro.

Para quem ele é recomendado?

Esse procedimento pode ser realizado por qualquer pessoa que queira rejuvenescer o rosto. Entretanto, é necessário se atentar para o fato de que cada pessoa tem um processo de envelhecimento diferente, logo é preciso realizar previamente avaliação com um cirurgião de confiança para identificação de como ele deve ser realizado e quais são as áreas indicadas para colocação dos fios.

Comumente, os pacientes costumam realizar o procedimento no contorno do rosto (perto da mandíbula), para eliminar sulcos faciais (como o “bigode chinês” ou as conhecidas “bochechas de buldogue”) ou entre as sobrancelhas e na área dos olhos para levantar o olhar. Porém, ele ainda pode ser feito em diversas regiões do rosto e corpo.

Ao longo deste texto vimos o que são os fios de sustentação. Vimos que esse é um procedimento realizado para prevenir e eliminar os efeitos do envelhecimento no rosto e corpo. Mostramos quais são os tipos de fios existentes no mercado e quais deles são os mais recomendados. Além disso, descrevemos como é realizado o procedimento e quais são os cuidados pós-tratamento. Por fim, vimos quais são os seus resultados e durabilidade e para quais pessoas ele é recomendado.

Gostou de entender mais sobre os fios de sustentação?

Entre em contato pelos telefones (11) 3258-1592, Whatsapp (11) 97570-7039 ou Agende uma consulta.

Aguardamos ansiosos pelo seu contato!

Dra. Karina Seixas Gilio

Cirurgiã plástica | CRM-SP 109.511

Titulo de especialista em cirurgia plástica estética e reparadora pela SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica

Veja também:

Fios de sustentação corporal

Fios de sustentação facial

Fios de sustentação da face (fio búlgaro ou húngaro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *