Harmonização facial – O que é e como funciona?

A técnica de harmonização facial é cada vez mais conhecida pelos brasileiros graças a sua popularização entre famosos. Esse preenchimento facial permite a harmonização da face por meio do seu alinhamento e correção de traços e marcas de idade.

Harmonização Facial
Harmonização Facial

É por esse motivo que neste texto explicarei tudo sobre essa técnica. Como ela é feita e quem pode realizar esse procedimento. Mostrarei quais são os resultados da harmonização e quais são os cuidados que você deve ter após realizar esse procedimento. Confira!

O que é harmonização facial?

Como já foi dito, essa técnica tem como objetivo alinhar os ângulos da face e assim trazer harmonia para o rosto. Com essa técnica não se busca a reestruturação do rosto e alteração da aparência natural do cliente, mas sim o realce de características naturais.

Após analisar o rosto do paciente, são indicados os locais em que deve ser feito o preenchimento. Assim, se espera que o rosto tenha mais simetria e consequentemente os traços naturais do paciente sejam valorizados.

Por isso, os pontos que são normalmente indicados para o preenchimento são: aumentar o ângulo da mandíbula, alterar a ponta ou o dorso do nariz, elevação dos supercílios, alongar ou aumentar o volume dos lábios, alteração da proporção do queixo e por fim amenizar rugas e sucos para rejuvenescer a pele.

Como é feita a harmonização?

Após ser realizada a análise da face, o cirurgião clínico responsável começará a realizar a harmonização facial. Para isso, ele fará a combinação de diversos tipos de preenchimento facial de acordo com a área em que é necessário realizar o procedimento. Os preenchimentos mais comuns são:

Fios de sustentação

Com essa técnica é possível obter um efeito de lifting e rejuvenescer a pele. Ela garante uma pele mais saudável e firme ao mesmo tempo em que faz com que a pele produza mais colágeno.

Preenchimento de sulcos e olheiras

Com esse procedimento o desnível entre as pálpebras e as olheiras serão corrigidos além de serem amenizadas as marcas de bigode chinês e olheiras profundas.

Preenchimento facial

Nessa técnica há o preenchimento das maçãs do rosto e queixo para repor o volume perdido pela idade e definir os contornos da pele.

Preenchimento labial

Esse tipo de procedimento é utilizado para remodelar o contorno dos lábios, com ela são corrigidos o tamanho dos lábios e o volume.

Peeling

Essa técnica tem como objetivo promover a renovação da pele, uma vez que promove uma leve descamação, suaviza linhas de expressão e mantem a pele mais uniforme.

Microagulhamento

Esse tratamento consiste na aplicação de várias micro agulhas rapidamente na pele com o objetivo de estimular a produção de colágeno e proporcionar mais firmeza para a pele.

Botox

Essa técnica é realizada para suavizar rugas e linhas de expressão ao redor da boca. Além disso, ela é utilizada para corrigir o ângulo das sobrancelhas.

Não necessariamente o cirurgião plástico realizará todos os procedimentos citados acima no paciente. Por isso, é primordial realizar a avaliação da face e quais serão os procedimentos necessários para uma boa harmonização facial. Também de acordo com os tratamentos feitos a aplicação demora entre distintos 30 e 60 minutos.

Ainda em relação aos preenchimentos, embora o ácido hialurônico seja o mais comum de ser utilizado há também outros materiais utilizados que podem ser do tipo permanentes (PMMA e metacrilato) ou os temporários (como a hidroxapatita de cálcio).

Quem pode fazer o procedimento?

Não há idade mínima para a harmonização. Ela pode ser feita por qualquer pessoa que deseja valorizar sua beleza e ter um rosto mais harmônico e jovem. Sendo assim, se você deseja tornar as proporções do seu rosto mais harmônicas e reduzir os sinais de idade na face a harmonização pode ser ideal para você.

Quais são os resultados da harmonização?

Harmonização Facial Kelly Key Pinterest
Harmonização Facial Kelly Key Pinterest

Figura 1- Kelly Key antes e depois harmonização Fonte: Pinterest

A harmonização já apresenta resultados assim que o cirurgião termina todo o procedimento. Porém, para ter clareza total de qual o resultado da harmonização é preciso esperar entre 15 e 30 dias após a sua realização. Isso porque é após esse período que o rosto não apresenta mais nenhum inchaço.

Já em relação a duração da harmonização. É necessário entender que ela dependerá da duração dos procedimentos feitos para a técnica completa. Como exemplo, os efeitos do Botox duram entre quatro e seis meses enquanto que para os procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico dura entre doze e dezoito meses.

Quais são os cuidados pós-procedimento?

harmonizacao_facial_cleo_pires_pinterest

Figura 2- Cleo Pires antes e depois harmonização Fonte: Pinterest

Embora todos os procedimentos utilizados na harmonização sejam pouco invasivos, ainda é necessário tomar cuidado com o pós-procedimento para que os resultados sejam os melhores possíveis e para sua saúde ser mantida.

Sendo assim, é ideal evitar atividades físicas muito pesadas por uma semana, a pratica de exercícios físicos por pelo menos um mês caso seja feito o Botox e não realizar massagens no rosto. Além de utilizar protetor solar de FPS50, é preciso também hidratar a pele. Caso haja muita irritação na pele ou manchas vermelhas é preciso consultar novamente o cirurgião responsável.

Ao longo deste texto mostrei o que é harmonização facial. Disse que essa técnica se tornou muito popular graças a possibilidade de alinhar os ângulos da face e tornar a aparência do rosto mais harmônica e bela. Mostrei quais são os locais da face ela é feita e quais são os tipos de preenchimento utilizados. Por fim, mostrei quais são os resultados esperados após a harmonização e quais são os cuidados necessários para a sua recuperação.

Gostou de entender mais sobre harmonização facial ?

Entre em contato pelos telefones (11) 3258-1592, Whatsapp (11) 97570-7039 ou Agende uma consulta.

Aguardamos ansiosos pelo seu contato!

Dra. Karina Seixas Gilio

Cirurgiã plástica | CRM-SP 109.511

Titulo de especialista em cirurgia plástica estética e reparadora pela SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica

Veja também:

Programa Você Bonita, TV Gazeta: Harmonização facial

MD Codes™ – Harmonização Facial

Rinoplastia: como é escolhido o formato ideal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *